20.3 C
Lisboa
Quinta-feira, Setembro 29, 2022

Propostas na área do Ambiente para o programa de Governo do PS para as Legislativas de 2021

Os Nossos Autores

João Bernardo

Theodore Kaczynski

Duas propostas para o programa de Governo do PS após um evento da secção Ambiente e Território:
1. Se existem grupos muitos ativos a promoverem o uso do automóvel ou da bicicleta a verdade é que falta encontrar esse nível de ativismo na mobilidade pedonal.
Por muito que gostemos da calçada portuguesa a verdade é que na maioria das nossas cidades esta se encontra em más condições de manutenção: com buracos, elevações e depressões. Este mau estado de conservação limita o acesso de peões (especialmente os mais idosos ou de quem tenha mobilidade reduzida), e é fonte de quedas e acidentes que raramente são reportados às autoridades.
Sugiro assim que o governo da República crie um programa nacional de financiamento às autarquias para que estas removem os pavimentos pedonais substituindo-os por pavimento acessível como aquelas que podemos encontrar na Praça de Londres e na Av da República.
2. Por forma a promover o uso do transporte público realizar protocolos com empresas públicas e privadas de veículos partilhados (gira, emel, carris, uber, bolt, link, taxis, etc) por forma a assegurar o transporte da “última milha”.
Nesses protocolos o cidadão ao comprar o passe social receberia um conjunto de pontos que depois poderia usar nesses meios de mobilidade partilhada para cumprir a “última milha” (o último km ou metros até chegar ao seu destino final).
O pagamento a esses operações poderia ser feito por crédito fiscal no IVA ou – com desconto – no IRC anual.

Rui Martins

Publicidadespot_img

Mais artigos

Gosta do que leu?

Contribua Para o Esforço de Guerra!spot_img

Mais Recentes