20.3 C
Lisboa
Quinta-feira, Setembro 29, 2022

O que é uma EcoAldeia?

Os Nossos Autores

João Bernardo

Theodore Kaczynski

Tradução de What is an Ecovillage, da versão anterior do portal GEN Europe | traduzido ao abrigo da licença CreativeCommons 4.0. Foto: kibbutz de Lotan, Israel.

As ecoaldeias são uma manifestação da inovação e consciência humanas: grupos de pessoas a viver de acordo com os seus princípios, a regenerar o ambiente e a aumentar a sua noção de pertença e propósito como comunidade.

Uma ecoaldeia é uma comunidade intencional, tradicional ou urbana conscientemente concebida a partir de materiais locais, através de processos de participação em todos os quatro aspectos da regeneração (social, cultural, ecológica e económica) de modo a regenerar tanto o ambiente social como o cultural.

As ecoaldeias existem em todas as formas e tamanhos, e encontram-se espalhadas por todo o mundo: desde aldeias tradicionais que utilizam técnicas ancestrais, a aldeamentos modernos construídos com as inovações ecológicas mais recentes.

…e o que não é uma ecoaldeia?

Cada ecoaldeia é única e não existem quaisquer restrições estreitas quanto à definição de uma ecoaldeia. Contudo, existem alguns agrupamentos que não constituem ecoaldeias, entre eles:

Famílias que vivem juntas: a família pode parecer uma comunidade – mas o processo intencional da criação de uma ecoaldeia vai para lá da família nuclear.

Grupos religiosos: uma ecoaldeia pode conter várias crenças religiosas, mas não é isso que a define como ecoaldeia.

Seitas ou cultos: um culto pode ter uma liderança carismática e inimputável com base em práticas coercivas. Por contraste, a participação e uma liderança compartilhada são aspectos que definem as ecoaldeias.

Declaração de Tolerância

A Rede Global de Ecoaldeias da Europa promove o modo de vida em comunidade em quatro aspectos da sustentabilidade, de acordo com a nossa visão e missão. Através do nosso processo de filiação, acolhemos aldeias cujos valores estejam em linha com os nossos.

Damos importância aos nossos valores. Estamos cientes de que possam existir organizações ou grupos de pessoas que interpretem parte dos nossos textos, publicações, nome e definição de ecoaldeia, ou partes do nosso portal, e os utilizem para promover ideias ou acções que não estão em linha com a visão, missão e valores da RGE Europa. Estas não estão filiadas à RGE Europa nem são consideradas como parte da nossa rede.

Somos tolerantes para com a diversidade de perspectivas dentro do nosso movimento; contudo, condenamos e distanciamo-nos de quaisquer grupos ou indivíduos que (não) intencionalmente magoem ou promovam quaisquer danos para com outros indivíduos ou grupos. Exemplos de iniciativas das quais nos distanciamos activamente são:

Grupos/movimentos políticos extremistas e de extrema-direita.

Indivíduos ou grupos que pratiquem ou promovam a discriminação com base na raça, etnia, sexualidade ou identidade de género.

Indivíduos ou grupos que tenham práticas antidemocráticas.

Tradução: Flávio Gonçalves

Publicidadespot_img

Mais artigos

Gosta do que leu?

Contribua Para o Esforço de Guerra!spot_img

Mais Recentes